Estimulação Cerebral
A estimulação cerebral tem como objetivo prevenir o envelhecimento precoce, como
perda de memória, enxaquecas, redução de visão e audição, diminuição da
velocidade de raciocínio, além de reduzir os níveis de ansiedade e stress, eliminar ou reduzir a dor, regular o ciclo e melhorar a qualidade do sono, combater quadros depressivos, melhorar as competências cognitivas, emocionais e sensoriais, reabilitar e recuperar após um AVC, retardar a progressão de doenças neurodegenerativas e as suas perdas motoras, cognitivas, sensoriais e emocionais, entre outros benefícios.
A nossa abordagem de estimulação cerebral é dividida em quatro grandes metodologias:
-
Treinos de neuroplasticidade: desenvolvimento de um plano por uma equipa multidisciplinar que inclui exercícios físicos, nutrição e estimulação cognitiva, emocional e sensorial. Avaliamos regularmente os indicadores-chave de desempenho (KPIs).
-
Estimulação eletromagnética (estimulação magnética transcraniana - EMT): sessões de 30 minutos com um mínimo de 10 sessões, levando em consideração a avaliação global do paciente. Utilizamos equipamentos específicos para estimular diferentes áreas do cérebro através de indução eletromagnética.
-
Eletroestimulação (EMS): sessões de 30 minutos com um mínimo de 10 sessões, baseadas na avaliação global do paciente. Utilizamos equipamentos específicos para estimular áreas do corpo por meio de estímulos elétricos, visando a reabilitação muscular e o relaxamento.
-
Estimulação cognitiva (software): sessões online realizadas por meio de um software especializado, onde se desenvolve principalmente a estimulação cognitiva. O número de sessões é determinado de acordo com a avaliação global do paciente.
A capacidade de mutação e adaptação do Sistema Nervoso é muito alta, permitindo-nos aprender, readquirir competências perdidas e mudar de forma positiva ou menos positiva (por exemplo, crenças). Esta capacidade é conhecida como neuroplasticidade.
A neuroplasticidade é a capacidade do cérebro mudar fisicamente, quimicamente e funcionalmente em qualquer idade, tanto para melhor quanto para pior. Essas mudanças no cérebro afetam as competências cognitivas, emocionais e sensoriais e desempenham um papel crucial no desenvolvimento ou declínio do cérebro, bem como na formação da nossa personalidade.
Um dos aspectos mais atraentes dos tratamentos baseados na plasticidade cerebral é que são não invasivos e não dependem de medicamentos. Baseiam-se principalmente no recondicionamento/reaprendizagem do cérebro através de atividades repetitivas e desafiadoras.
As nossas consultas de estimulação cerebral visam melhorar a qualidade de vida, retardar o envelhecimento e maximizar o potencial do cérebro. Através de uma abordagem abrangente e personalizada, ajudamos os indivíduos a otimizar o seu desempenho cognitivo, emocional e físico, promovendo uma vida saudável e plena.