Para mais informações faça download do seguinte pdf aqui:

Estimulação Elétrica

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NERVOSA TRANSCUTÂNEA & MUSCULAR

Ambas as técnicas aliviam a dor usando uma corrente elétrica. No entanto, existem algumas diferenças entre elas que devemos entender para escolher o tratamento mais adequado.

saneo-tens-shoulders-l.jpg

COMO FUNCIONA

Um dispositivo TENS, também conhecido como unidade TENS ouestimulador de nervos, consiste num gerador de impulso elétricoconectado a elétrodos colocados na pele. 

Os dispositivos TENS funcionam de três maneiras diferentes:

  • Bloqueiam a transmissão dos sinais de dor ao cérebro.

  • Estimulam a produção de endorfinas (analgésicos naturais).

  • Melhoram a circulação sanguínea.

124618-conheca-como-funciona-a-eletroter
Estimulação Elétrica

A TENS é uma técnica que visa aliviar a dor por meio de correnteelétrica. 

A Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea envolve o envio de pequenos impulsos elétricos de baixa voltagem a um nervoespecífico por meio de elétrodos colocados na pele, evitando que os sinais de dor sejam percepcionados pelo cérebro.

A EMS é uma técnica que visa estimular os músculos por meio deuma corrente elétrica para atingir um resultado específico. 

A estimulação elétrica muscular (EMS) envolve a descarga depequenos impulsos elétricos de baixa voltagem a um músculo pormeio de elétrodos colocados na pele. Com o objetivo de obter a contração muscular. 

Essa contração muscular pode ter duas finalidades muito diferentes: 

1. Aliviar a inflamação  

2. Fortalecer e desenvolver o músculo evitando dor e fadiga.

electrotherapy.jpg

Como Funciona

Um dispositivo EMS consiste num gerador de impulsos elétricos conectado a elétrodos que são colocados na pele ao redor do músculo a ser estimulado. 

Adicionalmente, envia pequenos impulsos elétricos que são induzidos diretamente no músculo, fazendo com que o mesmo se contraia. 

O músculo ao contrair-se e ao relaxar repetidamente, promove a melhoria da circulação sanguínea, como consequência potenciamos os seguintes pontos: 

  • Relaxamento muscular 

  • Minimizar inflamação 

  • Prevenir a atrofia muscular 

  • Acelerar a regeneração muscular 

  • Estimular o crescimento/ desenvolvimento muscular 

Quais as diferenças?

Os dispositivos de Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea (TENS) estimulam os nervos exclusivamente com o propósito de aliviar a dor, enquanto que os dispositivos de Estimulação Elétrica Muscular (EMS) são projetados para estimular os músculos com o objetivo de fortalecê-los e/ou reabilitá-los.