Avaliação Neuropsicológica

Sente dificuldades a nível cognitivo, emocionais e/ou comportamentais?
Sente problemas de memória, atenção ou concentração?
Através da Avaliação Neuropsicológica é possível não só, identificar as funções cognitivas que se encontram comprometidas, mas também as funções cognitivas que se encontram preservadas (por exemplo, atenção, memória, linguagem, funções executivas, raciocínio) e consequentemente o grau de comprometimento destas mesmas funções.
Para que serve a Avaliação Neuropsicológica?
1. Identificar de forma detalhada e pormenorizada as capacidades do indivíduo que se encontram comprometidas nomeadamente nas alterações cognitivas, emocionais e/ou comportamentais em casos de:
-
Patologia não degenerativa (ex: Acidente Vascular Cerebral, Traumatismo Cranioencefálico);
-
Patologia degenerativa (ex. Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson);
-
Perturbação neurodesenvolvimental (ex: Perturbações do Espectro do Autismo, Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção), entre outras;
2. Realização de diagnóstico diferencial (ex: categorizar subtipos de quadros demenciais ou diferenciar sintomatologia neurológica e sintomatologia psiquiátrica);
3. Monitorização de terapêuticas quer de carácter farmacológicas e/ou de reabilitação neuropsicológica;
4. Desenvolvimento de programas de reabilitação neuropsicológica, identificando limitações e recursos dos indivíduos e delineando estratégias de intervenção.
Indicações para a integração na consulta de neuropsicologia (Avaliação e Reabilitação)
Quadros clínicos, tais como:
-
Perturbações do neurodesenvolvimento (ex: Perturbações do Espectro do Autismo, Dificuldades de Aprendizagem, Défice de Atenção, Hiperatividade)
-
Doenças degenerativas (ex: Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson e outros quadros demenciais)
-
Doenças não degenerativas (ex. Acidente Vascular Cerebral, Traumatismos Cranioencefálicos, Tumores Cerebrais, Epilepsia):
-
Quadros clínicos não demenciais (depressão).
-
Entre outros
Sintomas e sinais, tais como:
-
Dificuldade na execução das tarefas do dia a dia (ex. memorizar recados, gerir os medicamentos, fazer compras e pagamentos)
-
Problemas de atenção e concentração
-
Problemas de memória
-
Perturbações da linguagem
Agende a sua consulta!