06

KINESIOLOGIA

Kinesiologia

 

Existem duas formas diferentes de trabalhar com a Kinesiologia – Kinesiologia Aplicada e Kinesiologia Holística. Ambas têm como objetivo tratar a origem do problema e não os sintomas.

A Kinesiologia Aplicada é uma técnica de diagnóstico que estuda os mecanismos do corpo através do estado dos músculos.

Baseia-se no princípio de que o ser humano é um sistema integrado e que cada vez que este sistema é alterado, existe uma reação.

Por isso, qualquer alteração no corpo humano, seja física, bioquímica, psíquico-emocional ou energética, provoca também uma modificação nas respostas musculares.

Está comprovado que a maioria dos músculos tem uma relação direta com os nervos que controlam os órgãos internos e que esta ligação dos músculos aos respetivos órgãos internos se faz não só pelo sistema nervoso, mas também pelos sistemas circulatório, linfático e energético.

Os músculos debilitam-se sempre que as funções corporais se alteram. Estas alterações podem ser de origem estrutural, bioquímica, emocional e energética.

Assim, a Kinesiologia Aplicada permite conhecer o estado em que se encontra o ser humano através do seu estado muscular, demonstrando claramente que quando um órgão está alterado todo o corpo se ressente.

A Kinesiologia Holística assenta nos mesmos princípios, no entanto, para obter uma precisão maior, introduz uma nova técnica de diagnóstico mediante a medição do AR (Arm Reflex) - teste neuromuscular que se baseia na variação da longitude dos braços.

Quando os dois hemisférios do cérebro funcionam em equilíbrio e harmonia o corpo apresenta uma tonicidade normal. Isto significa que o tónus muscular das cadeias musculares do lado esquerdo e do lado direito do corpo é igual e por isso não há diferença na longitude dos braços mesmo quando aplicamos um determinado estímulo.

Quando esta realidade se altera significa que o corpo está em desequilíbrio estrutural, bioquímico, emocional ou energético.

Desta forma, a resposta dada pelo corpo permite ao kinesiólogo diagnosticar os desiquilíbrios que existem nesse organismo.

A Kinesiologia é hoje uma técnica muito precisa de diagnóstico e tratamento que para além de diagnosticar a origem do problema permite ainda “testar” os tratamentos corretos a aplicar a cada paciente. Este é talvez o aspeto mais revolucionário da Kinesiologia – ter a capacidade de identificar a origem dos problemas bem como a forma correta de os tratar, tendo sempre em conta que, cada ser é único e que o que é válido para um pode ser diferente para outro.

Follow us

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White YouTube Icon

© 2019 

Created by HPB / HPS