WORKSHOP NEUROCIÊNCIAS / NEUROPLASTICIDADE NO DESPORTO

SINOPSE:

Gerir, lidar e liderar pessoas é uma tarefa árdua onde a neurociência tem o papel preponderante, podendo ajudar na compreensão do princípio de funcionamento de cada pessoa per si. Trata-se quase como se cada pessoa viesse com um Manual de Instruções.

É muito mais fácil lidar com pessoas e treina-las se soubermos como funciona o Sistema Nervoso no geral, e o Cérebro em particular.

Não é necessários sermos neurocientistas para sabermos lidar com pessoas, mas é importante o conhecimento básico do Sistema Nervoso para melhor as entendermos e melhor lhes passarmos conhecimento, em suma, para melhor as dirigirmos e as treinarmos.

O Cérebro requer um investimento elevado, 500 Kcal dia, 20 % do oxigénio que inalamos, 20% do sangue bombeado pelo coração, tempo para o treinarmos e tempo para o usarmos. Nesta senda, a Neuroplasticidade é um ponto fulcral para a mudança das pessoas, para compreendermos como podemos ajudar as pessoas a mudar, o que influencia a mudança e os benefícios que nos pode trazer, quer em termos de saúde, quer em termos de melhoria de competências cognitivas, sensoriais e emocionais.

O que é a Neuroplasticidade? A Neuroplasticidade é a capacidade que o cérebro tem de mudar no âmbito químico, físico e funcional, a plasticidade do cérebro manifesta-se sob a forma de mudanças nas competências cognitivas, emocionais e sensoriais.
As mudanças podem traduzir-se no sentido da potenciação e do desenvolvimento de competências ou na perca das mesmas. Para não serem perdidas é necessário o treino de Neuroplasticidade. Este treino é também uma excelente ferramenta para quem sofre de perturbações ao nível do sistema nervoso (ansiedade, depressão, stress intenso) de doenças degenerativas como Alzheimer, Parkinson, Cancro, entre outras, pois permite não só o retardar da evolução da doença bem como ajudar na reaprendizagem de competências enfraquecidas.

O treino de Neuroplasticidade, com uma alimentação equilibrada e exercício físico são os ingredientes necessários para o cérebro não encolher e para o potenciar mais ainda. O cérebro, apesar de não ser um músculo, funciona como tal no que á componente de treino diz respeito, necessita de treino para se manter “Fit”, na plenitude da alta performance.

Como consequência quanto mais e melhores skills cada atleta tiver, mais e melhores resultados irá obter.

Assim como cada treinador/coach melhor vai gerir cada atleta conhecendo melhor como ele “funciona”, e mais resultados poderá potenciar com esse mesmo atleta e/ou equipa.

A Neurociencia e a Neuroplasticidade poderão ser um forte aliado no desporto em geral e no que concerne à gestão de pessoas em particular, potenciando o melhor de cada uma no sentido de alcançar mais e melhores resultados.

Objetivos deste WORKSHOP:

- Entender o funcionamento e a formação básica do Sistema Nervoso
- Introdução básica ao estudo do Cérebro e sua composição
- Neuroplasticidade ou Plasticidade Cerebral

- Treinos de Neuroplasticidade

- Como as Neurociencias e Neuroplasticidade podem ajudar no Desporto

Upgrade Yourselt

Faça já a sua inscrição

Para mais informações e inscrições: geral@highperformanceskills.org

Data e Hora: 03 Fevereiro 2018, das 15h ás 19h

Valor: 65 € por participante

Local: Clínica FeelSaude, Albufeira, Algarve

Follow us

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White YouTube Icon

© 2019 

Created by HPB / HPS