05

Avaliação e Aconselhamento do Exercício Físico 

A inatividade física é considerada um dos principais fatores de risco para as doenças crónicas não transmissíveis. Devido ao grande comprometimento que a mesma pode ocasionar, considera-se atualmente como um problema de saúde pública e por muitos profissionais da saúde, também é considerada como o mal do século.

Os benefícios do exercício físico na saúde são bem conhecidos, variando entre o controlo de peso, prevenção de algumas doenças e condições de saúde, aumento dos níveis de energia e melhoria da qualidade do sono. Assim, cada vez mais se percebe que os benefícios não se limitam a um físico atlético, mas inteiramente ligado a questões hormonais e cognitivas. De facto, estudos experimentais e clínicos relataram que o exercício físico induz mudanças estruturais e funcionais no cérebro, determinando enormes benefícios biológicos, psicológicos, é um facilitador da neuroplasticidade e estimula a produção de fatores neurotróficos muitíssimo importantes para a regeneração celular.

Deste modo, a avaliação física surge como forma a poder melhor aconselhar sobre a prática de exercício físico para pessoas com ou sem patologias físicas ou com ou sem declínio cognitivo, emocional e sensorial. Aliado ao conceito de Neuroplasticidade, a prescrição do exercício físico procura potenciar as capacidades individuais e prevenir o aparecimento de doenças, fortalecendo o sistema imunológico.

A HPB incorpora as consultas de avaliação e aconselhamento de exercício físico integrado com todas as restantes valências no sentido de otimização e prevenção da saúde de cada individuo.

Follow us

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White YouTube Icon

© 2019 

Created by HPB / HPS